A minha experiência com o ChatGPT 

Olá! A resenha de hoje é sobre o ChatGPT, uma ferramenta que ganhou espaço na mídia e eu tenho usado para escrever as resenhas mais recentes do blog. O ChatGPT foi criado pelo OpenAI, um laboratório de pesquisa em inteligência artificial formado pela corporação com fins lucrativos OpenAI LP e sua empresa controladora, a organização sem fins lucrativos OpenAI Inc. 

O ChatGPT é uma inteligência artificial (IA) de modelo de linguagem, um tipo de tecnologia projetada para processar e entender a linguagem natural. Ele é treinado em grandes quantidades de dados de texto, que usa para aprender padrões e relacionamentos na linguagem, permitindo gerar uma nova linguagem e entender a fala humana ou as entradas de texto.  

Os modelos de linguagem podem ser usados para uma ampla gama de aplicações, incluindo processamento de linguagem natural, tradução automática, resumo de texto, análise de sentimento e muito mais. Eles são um componente-chave de muitos produtos e serviços baseados em IA que exigem recursos avançados de linguagem. 

No geral, a minha impressão é de que o ChatGPT é a Wikipedia melhorada. O grande valor da ferramenta está em não apenas apresentar a informação requisitada, mas complementar com ideias e nuances relacionados ao tema pesquisado. Esse tipo de informação te poupa horas de estudo sobre um tema.  

Eu demorava em torno de dois dias para desenvolver a resenha e revisar o texto, com essa IA, eu consegui desenvolver três resenhas em um único dia, ou seja, aumentou a minha velocidade de produção de textos em seis vezes. 

A estrutura do texto entregue pela IA é limpo e conciso, embora ela se repita várias vezes em respostas longas. Eu fico encarregada de procurar informações complementares através de perguntas provocativas, estruturar todas as respostas em um texto lógico e adicionar minha opinião pessoal sobre os livros. 

No caso de uma pesquisa como a minha, que tem objetos muito específicos e complexos, eu percebi as lacunas da base de dados da ferramenta. Por exemplo, a ferramenta sabia muito pouco sobre as obras do autor norueguês Tore Renberg, O Homem que Amava Ingve e Charlotte Isabel Hansen

O ChatGPT também confundiu as obras O Jantar e Casa de Praia com Piscina, escritas pelo neerlandês Herman Koch. Como os enredos parecem similares, eu percebi que algo não combinava, mas demorei a entender que a ferramenta estava me ajudando a resenhar o livro errado (risos). 

Como eu percebi que para temas de interesse comum as respostas eram bastante exatas, eu testei a ferramenta também sobre temas de saúde mental (sempre busque um profissional especializado para ajudar) e como estruturar um novo negócio.  

No primeiro caso, a resposta é dada em uma linguagem reconfortante e os conselhos são os comuns que já ouvimos em livros de autoajuda, perfis no Instagram e vídeos do Youtube. O benefício da ferramenta é compilar todas essas dicas em respostas médias e estruturar em tópicos para facilitar a leitura. Novamente, sempre busque um profissional especializado para ajudar.  

Sobre a estruturação de um novo negócio do zero, além das informações genéricas bem-organizadas, o ChatGPT também ajuda a criar documentos, briefings, etc, que podem ajudar a reduzir o tempo de questões burocráticas e direcionar para questões estratégicas. 

Eu li que algumas pessoas conseguiram criar imagens (logos) e planilhas em Excel dentro do ChatGPT, mas na versão gratuita ele só estrutura o passo a passo para realizar essas tarefas, não entrega nenhum arquivo pronto.  

A IA tem o potencial de ser poderosa e transformadora em campos como saúde, finanças, educação e muitos outros. Também pode nos ajudar a resolver problemas complexos e criar novas soluções que antes não eram possíveis. No entanto, é importante considerar as implicações éticas e sociais da IA e garantir que ela seja usada com responsabilidade e em benefício de todos. 

Lembrem também de sempre procurar um profissional para auxiliar nas questões de saúde mental e de receber as informações criticamente para evitar propagar um erro da ferramenta.  

No mais é isso, estou com dificuldades para ler novos livros do desafio. Doutor Jivago é longo e não estou encantada pela história. Talvez o blog entre em um novo hiato até eu conseguir terminar as minhas leituras e voltar ao meu ritmo anterior, estou lendo bem menos agora. 

Não sei se volto semana que vem, então até a próxima! Boas leituras! 

*Este texto foi parcialmente escrito pela ferramenta ChatGPT

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s