2022: O tempo que passou é irrevogável

Tudo logo mudará, e para pior.

Estava pensando, ficamos tão ocupados nesse ano pensando em eleição, pandemia, invasão da Ucrânia, que estamos nos distanciando cada vez mais do nosso entorno mais próximo. Vocês repararam como o número de moradores de rua aumentou? Por aqui o número de reuniões e ações comunitárias diminuíram, é tendência por aí também?

Eu também acho que na parte da política a gente perdeu de vista as questões importantes, vamos ter um problema gigante em 2023 (independente do vencedor do segundo turno). A galera não entende a dimensão disso, mas o preço da energia e dos combustíveis está sendo segurada por uma canetada do ex-presidente.

Logo na virada o aumento de preços desses dois produtos será uma pancada forte no nosso bolso e a inflação vai subir horrores. Para controlá-la, os juros vão continuar altos e essa estratégia serve para conter a demanda de consumo, mas dessa vez nosso problema é escassez de oferta, então no fim das contas nosso poder de compra vai diminuir muito porque vai se tornar caro adquirir e não temos tantos produtos no mercado quanto precisaremos. Mesmo com o auxílio expandido, a qualidade de vida do brasileiro vai se deteriorar muito.

Essa situação me deixa triste, mas está fora do meu controle, preciso focar nas coisas que dependem de mim e tentar me voltar para a vida real em vez de tentar fugir para o mundo digital.

No geral, 2022 foi um ano menos dramático que os outros, tivemos menos acidentes e tragédias. Eu acho que poderíamos ter tido um ano calmo se esse fator político não tivesse sido tão caótico na finaleira, porque teve uma baita inércia para começar as discussões também.

Enfim, tirando essas questões externas, consegui cumprir metade das minhas metas pessoais. Consegui guardar dinheiro, melhorar minha acne, emitir passaporte, viajar, participar de congresso, ler 18 livros e pagar minhas contas em dia. Apesar disso, eu gostaria de ter focado 100% na finalização da minha pós-graduação, mas falhei, estou muito atrasada agora.

Para 2023 eu preciso encarar a pós e planejar minha mudança para morar sozinha, faz dois meses que estou procrastinando essa mudança. Me sinto também cansada e cada vez mais anti-social, abri mão de vez de manter contato online com os amigos e só responder o que é profissional.

Estou suspeitando também que eu esteja próxima de um burnout. Agora estou em férias e eu acabo sempre otimista nesses momentos de descanso, mas na prática nunca consigo atingir meus objetivos de produtividade. Em parte acho que estou me privando de sono e isso atrapalha, durmo em torno de 6 a 7 horas, mas talvez eu precise de mais descanso diário.

Enfim, no geral me sinto desnorteada. Minha mente esteve muito desfocada nesse ano. Acho que para 2023 consigo estipular seis metas:

  • Criar e manter uma rotina saudável (sono, exercício, alimentação e água)
  • Finalizar a pós-graduação
  • Me mudar
  • Ler 24 livros
  • Cumprir minhas obrigações financeiras
  • Finalizar outros cursos online de aperfeiçoamento

Vou tentar começar pequeno esse ano e seguir os poucos até retomar meu prumo. Vou considerar também recomeçar a terapia se eu tiver condições.

Você odeia o movimento. Você faz parte da maioria da população mundial: você é espectador. Isso significa correr menos riscos, fazer menos esforço, ter menos estresse. Nossa atividade preferida é o voyerismo.

[…]

Você mudará quando estiver preparado para isso. Mas quando você estará preparado? Quando acreditar que conseguirá alcançar mais ou menos ileso o seu objetivo. Por meio da fé e do investimento em seus talentos e suas capacidades. Sem essa confiança nada feito. A confiança nas suas virtudes é a senha para começar a ter algum sucesso.

Você só produzirá uma solução para os seus problemas se você se colocar em movimento. Começar seria, portanto, uma excelente alternativa. Depois: seguir em frente. E acima de tudo: continuar. É a ação que produz resultados.

Não tenho solução, mas o problema me fascinaJonathan Briefs

Em conclusão, vocês também estão pessimistas para o cenário geral em 2023? De todo modo, desejo a vocês que todas as metas se realizem! Que possam viver 2023 com alegria, amor, paz e prosperidade, apesar das adversidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s