Resenha nº 3: 1Q84 – Haruki Murakami
Por acaso, ler 1Q84, do prestigiado autor japonês Haruki Murakami, já estava nos meus planos e por isso decidi incluí-lo no desafio agora e resenhá-lo. Finalmente terminei a leitura, com um atraso considerável.
O livro não é longo e a história é bem envolvente (quando eu pegava para ler ficava durante algumas horas com ele), eu é que não tive tempo. Agora que a faculdade recomeçou os horários ficam apertados. Mas cada segundo desta leitura valeu a pena, só não sei se fico triste por ser uma trilogia e eu só li um pedacinho da história ou se fico feliz porque vai ter mais, haha.
O conteúdo deste livro é quase todo introdutório, o desfecho dele deixou aquele gostinho de quero mais para o próximo, onde minha intuição me diz que a ação vai começar! Aqui nós conhecemos os personagens principais, que possuem capítulos de ponto de vista intercalados, Tengo e Aomame.
Tengo é um professor de escola preparatório aspirante a escritor. Aomame, uma moça japonesa com nome engraçado, é personal trainer e não é tão inofensiva como pode parecer. Suas histórias se entrelaçaram um pouco no final do livro, mas eles ainda não se conhecem.
Aomame sente sua vida virar de cabeça para baixo depois de fugir de um engarrafamento. Pois é, não é algo muito comum. Mas a história é toda assim, coisas extraordinárias acontecem de situações nada especiais. Detalhes são importantes. O fato é que Aomame pensa que esta realidade não é a mesma de antes. E ela tem razão.
Pessoalmente, gosto muito dessa personagem. Ela é uma mulher de personalidade e opinião. Também é inteligente e corajosa, está sempre preparada para o mundo e não me decepcionou fazendo coisas estúpidas ainda. Ela se preocupa muito com isso, aliás.
Tengo também é um ótimo personagem, sua vida calma e organizada é colocada de cabeça para baixo quando ele conhece Fukaeri, que se torna peça principal da história. Ele é muito centrado, inteligente e apaixonado por matemática (tenho que reconhecer que essa paixão em comum me fez gostar ainda mais dele).
O final do livro não deu muitas pistas sobre o rumo da história, Aomame tem uma missão complicada e não sabemos ainda como ela vai proceder, até aqui ela estava apenas coletando informações. Tengo não tem motivos para sair de sua rotina, provavelmente alguma coisa vai acontecer no próximo livro. Super recomendo essa leitura!
Ficha Técnica:
Autor: Haruki Murakami
Editora: Alfaguara
Edição: 1
Ano: 2012
Adicione o livro no Skoob!
[…] O primeiro livro da trilogia é de natureza introdutória, onde os personagens Tengo e Aomame são apresentados. A história é contada a partir de seus pontos de vista intercalados, misturando alguns elementos fantásticos e criando um certo suspense em torno de uma jovem escritora chamada Fukaeri e mais tarde em torno de Tsubasa. Fiquei presa na leitura o tempo todo e muito intrigada. Já li o segundo livro, que segue o mesmo ritmo e não é tão bombástico quanto eu imaginei que seria, mas eu achei muito bom também. Leia a resenha do primeiro livro aqui. […]
CurtirCurtir
[…] disso, vou acabar fazendo uma exceção e ler Haruki Murakami porque eu já tinha pego este livro na biblioteca da universidade para ler durante as férias (esta […]
CurtirCurtir
[…] tem resenha de 1Q84 aqui no blog! Essa história é na verdade uma trilogia escrita por Haruki Murakami, fenômeno da […]
CurtirCurtir
[…] Já tem resenha de livro japonês aqui no blog, confira! […]
CurtirCurtir
[…] finalizar a resenha, vou recomendar também A Casa dos Espíritos e 1Q84, livros de fantasia para um público mais adulto. São também histórias encantadoras e bem […]
CurtirCurtir
[…] obra asiática com realismo fantástico é 1Q84, escrito lindamente por Haruki Murakami, deixo aqui a indicação. No mais, boas Leituras e até […]
CurtirCurtir